quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ANDROPAUSA OU DISTÚRBIO ANDROGÊNICO DO ENVELHECIMENTO MASCULINO

Andropausa ou mais recentemente o DAEM, trata-se do declínio hormonal nos níveis de testosterona que ocorrem nos homens , e que se inicia por volta dos 40 anos.
Essa queda hormonal é muito variável em tempo e intensidade a depender das características individuais , dos hábitos de vida, como alimentação ,atividade física e estresse, que influenciam essa queda.
Em geral, os níveis de testosterona diminuem 1% ao ano, após os 30-40 anos, sendo que muitos homens aos 70 anos produzem somente 1/3 da testosterona e infelizmente uma minoria, menos de 10% da população usufrui dos benefícios de uma reposição quando bem indicada e acompanhada por um profissional qualificado.
Além dessa queda da testosterona também ocorrem desequilíbrios no estradiol, um hormônio presente em pequenas quantidade no homem e que quando aumentado piora os efeitos da andropausa.
As principais consequências dessa queda e desequilíbrio hormonal são irritabilidade, depressão , diminuição da libido, problemas de ereção, dificuldades de concentração, fadiga , alterações do sono, comportamento anti social, perda do tônus muscular,baixos níveis de energia,diminuição da memória, aumento da frequência de hipertensão arterial, obesidade, hipercolesterolemia,insonia, alterações de humor...dentre outras.
Para um equilíbrio hormonal adequado faz se necessária a reposição hormonal,quando indicada e com o hormônio adequado e dose individualizada ,bem como adequar os hábitos e comportamentos que podem interferir nesse desequilíbrio.