quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A relação entre os hormônios e a composição corporal

Hormônios são substancias que regulam o metabolismo celular e são responsáveis pelas inúmeras reações químico- fisiológicas do nosso organismo.
Quando se visa a perda de peso é de fundamental importância que os níveis hormonais estejam equilibrados, senão você pode até atingir o peso esperado ,porém não conseguirá mantê-lo por muito tempo.
Temos hormônios considerados anabólicos (construtores musculares)  como a testosterona, GH/IGF-1 (hormônio do crescimento) , dhea , estrogênio ( para as mulheres, tem função de tônus e elasticidade da pele)  .Por outro lado, temos os hormônios catabólicos ( que consomem massa muscular para produção de energia), incluindo nesta categoria  o cortisol , que quando em excesso é catabólico, hormônios tireoidianos em excesso também consomem massa magra, e quando níveis baixos favorecem o ganho de peso e acumulo de gordura.

O que importa para o equilíbrio da composição corporal é o balanço deste níveis hormonais, sendo que para isso precisamos ter uma alimentação adequada, suplementação vitamínico-mineral e hormonal quando indicados e sempre sob supervisão médica , atividade  física e manejo do estresse. Com isso ,você conseguirá manter o peso e a saúde.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estresse

Um dos pilares para se ter qualidade de vida é o manejo do estresse, algo que se torna cada dia mais frequente devido as demandas da vida moderna.
Em situações de estresse ocorre a liberação do cortisol, um hormônio catabólico,que se utiliza dos aminoácidos do músculo para fornecer energia, levando a perda de massa muscular . Por outro lado, favorece o aumento de gordura corporal,além de diminuir o gasto metabólico ,ou seja, o gasto calórico diário. Esse quadro leva a dificuldade de emagrecimento mesmo que se faça dieta e exercícios.
O cortisol alto também favorece o surgimento de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares.
Outros sintomas de estresse são:
-cansaço;
-ansiedade;
-tensão muscular;
-problemas de memória ;
-depressão;
-alterações de sono (insônia ,sono não reparador)
-aumento da pressão arterial;
-alteraçoes de humor;
-alterações de apetite
-problemas de pele.
Diante desse quadro tão amplo e abrangente torna-se importante a avaliação de um profissional para auxiliá-lo no combate ao estresse e consequentemente na modulação dos níveis hormonais.